Câmara Municipal de Brejo de Areia - Ma

Radar da Transparência
Acessibilidade Acessibilidade
Libras

Perfil da Vereadora

Rute Ferreira Macedo
PARTIDO: PL
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Celular: (98) 99135-1437
Dias e horários de atendimento público: de Segunda-feira a Sexta-feira, das 8h as 12h e das 14h as 18h

BIOGRAFIA

Rute Ferreira Macêdo, ou popularmente chamada de "Dra. Rute", nasceu em Santa Luzia/MA, no dia 20 de fevereiro de 1989. Filha de Jocilene Ferreira Feitosa e José Nascimento da Conceição Macêdo, cresceu sob a influência de pais que sempre se dedicaram às questões políticas da comunidade de São Domingos, na Zona Rural da encantadora cidade de Brejo de Areia.

Desde tenra idade, Rute Macêdo absorveu os valores da dedicação e do comprometimento com sua terra natal. Formou-se em Direito pela renomada Universidade CEUMA e recém-formada passou na seleção para o compor o corpo jurídico do Hospital São Domingos e logo depois já recebeu o chamado para servir como Secretária Judicial em uma das Varas Cíveis do Fórum Desembargador Sarney Costa. Contudo, o coração de Rute sempre esteve inclinado à advocacia, e ela trilhou esse caminho com destemor.

Sua paixão pelo Direito a levou a se especializar em Processo Civil, sempre acreditando que, por meio do sistema judicial, poderia efetuar mudanças significativas na vida das pessoas, especialmente aquelas que compartilham da mesma origem humilde em São Domingos, Maranhão.

Em meio à correria da vida profissional, Rute nunca se esqueceu de suas raízes religiosas e cultivou uma profunda devoção à Igreja Católica, especialmente a Nossa Senhora Aparecida. Anualmente, ela se dedica incansavelmente na organização da tradicional Cavalgada em homenagem a esta santa, um evento que se tornou uma marca na região.

O ano de 2020 trouxe um novo capítulo na vida de Rute Ferreira Macêdo. Com grande determinação e o lema "Fé na Nossa Gente", ela se lançou como candidata a Vereadora em Brejo de Areia, pelo Partido Liberal (PL). Com apoio popular, Rute conquistou 623 votos, equivalente a 10,36% dos votos totais, tornando-se a representante eleita pelo povo.

No seu trabalho no legislativo, Rute Macêdo destaca-se por seu compromisso com a transparência e a integridade na administração pública. Constantemente, ela reporta ao Ministério Público Estadual os fatos que necessitam de apuração, demonstrando seu comprometimento em fiscalizar e garantir a probidade na gestão da cidade.

Antes mesmo de ser eleita vereadora, Rute Macêdo já demonstrava seu compromisso com questões de grande relevância para a política local. Um exemplo notável foi sua atuação incansável na busca pelo retorno do povoado São Domingos e outros povoados ao território do município de Brejo de Areia/MA. Essa questão sensível à época causou intensa preocupação na população, e Rute sempre esteve à frente dessa causa, mostrando sua determinação e habilidade em articular ações em prol de sua comunidade. Com determinação e articulação política, junto com outras lideranças locais, Rute buscou o apoio de figuras importantes da capital do estado. Essa cooperação levou ao êxito da causa, demonstrando sua habilidade em unir esforços para benefício da comunidade.

Ao longo de sua atuação como vereadora, Rute Macêdo não hesitou em apresentar projetos de lei importantes, demonstrando seu comprometimento com o bem-estar dos cidadãos brejoareienses. A exemplo dos projetos que dispõem sobre a concessão de auxílio alimentação para os servidores públicos municipais e o projeto que institui no Município de Brejo de Areia/MA a semana municipal de conscientização do autismo, a política municipal de atendimento aos direitos da pessoa com transtorno do espectro, refletindo sua preocupação com a qualidade de vida dos servidores de Brejo de Areia/MA e a justiça social.

Rute Macêdo é também uma amante da natureza, dos animais e das coisas simples do interior. Ela aprecia momentos de tranquilidade à beira açude, onde gosta de pescar e refletir. Um café quentinho ao amanhecer é um ritual que a conecta com as belezas da vida rural.

Para Rute, tal como expresso na icônica canção de Belchior “Alucinação”: “amar e mudar as coisas interessa mais." Essa frase é a essência de sua jornada, que transcende a política e se estende à sua profunda conexão com sua terra, seu povo e seu amor pela simplicidade da vida no interior. Rute Ferreira Macêdo é uma inspiração, uma força dedicada a fazer a diferença e a transformar o mundo ao seu redor, guiada por seu compromisso com a justiça, a comunidade e a busca incessante pelo bem comum. Sua trajetória é um lembrete de que, com determinação e amor, podemos moldar um futuro mais promissor para todos.

ENDEREÇO

Rua da Assembleia de Deus, s/n – Centro
Brejo de Areia - Ma - CEP: 65.315-000
CNPJ: 01.639.196/0001-21

ATENDIMENTO

Expediente: De segunda à sexta-feira
Das 8h às 12h e das 14h às 18h.
E-mail: faleconosco@cmbrejodeareia.ma.gov.br

(98) 9 9201-7955

As sessões acontecem nas segundas,
à partir das 9h
Local: Plenário da Câmara Municipal

e-SIC

Rua da Assembleia de Deus, s/n – Centro
Brejo de Areia - Ma - CEP: 65.315-000
E-mail: esic@cmbrejodeareia.ma.gov.br

OUVIDORIA

E-mail: ouvidoria@cmbrejodeareia.ma.gov.br